O emprego dos meio optrônicos do do esquadrão de cavalaria mecanizado no combate aos ilícitos transfronteiriços nos setores de segurença integrados da 4ª Bda C Mec, em operações de faixa de fronteira
Resumo
O artigo buscou abordar sobre o contexto conturbado de ilícitos e insegurança pública na fronteira Oeste do país, mostrando a dificuldade da fiscalização na faixa de fronteira por parte dos Órgãos de Segurança Pública, levando à designação das Forças Armadas para a realização de ações de combate aos crimes cometidos no interior da faixa de fronteira. Com a recente modernização de seus meios de sensoriamento e apoio à decisão, o Exército busca aplicar por meio de suas novas ferramentas operacionais, diferentes metodologias e empregabilidades das tropas dotadas dessas novas capacidades, obtendo e impondo consideráveis mudanças nesse cenário de ilegalidades. Esse artigo mostra uma análise do emprego dos novos meios optrônicos do SISFRON nos Setores de Segurança Integrados da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em operações de faixa de fronteira, associando aos resultados obtidos nesse tipo de operação. Embasado nas informações obtidas em relatórios de operação e questionários concluiu-se que houve um aumento significativo nas apreensões de ilícitos a partir de 2018, primeiro ano do emprego dos meios optrônicos em operações dessa natureza, após a sua certificação e validação de utilização.
Downloads
Referências
BHERING, S. B. - Zoneamento Agroecológico do Município de Ponta Porã – MS - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Nr 137 da EMBRAPA, 2009. – Disponível em:
BUDÓ, S. C. F. - A Implantação do Projeto Piloto do SISFRON e a Consecução de Benefícios à Sociedade como Parte do Desenvolvimento Nacional. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro, p.26,36, 2019. Disponível em: < https://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5053 >. Acesso em: 08 de fevereiro de 2022.
CAJAZEIRA, J. - A Força Terrestre e o conceito de Segurança Integrada - Projeto Interdisciplinar (PI) sobre SEGURANÇA INTEGRADA - Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) – Rio de Janeiro, 2017.
Disponível em:
CAPARROZ, M. de O. T. - Narcotráfico na fronteira entre Brasil e Paraguai. Trabalho de Conclusão de Curso em Relações Internacionais - UNINTER - Centro Universitário Internacional. p.3, 2018. Disponível em:
CORDOBA, I. R. – Os desafios da segurança pública no combate ao narcotráfico na fronteira Brasil/Paraguai no período Lula da Silva e Dilma Rousseff. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Relações Internacionais, Universidade federal da Grande Dourados, Dourados, MS, p.29-30, 2018. Disponível em:
DURING, N. - SISFRON - Temer visita Centro de Comando em Dourados – Artigo para o site Defesanet, 2015. Acesso em:
FILHO, A. P.; VAZ, A. C. - O Brasil no contexto do narcotráfico internacional. Rev. Bras. Polít. Internacional, v. 40, p. 76, 1997. Disponível em
JUNQUEIRA, M.; RODRIGUES, M. - Colômbia, Bolívia e Paraguai: o Brasil na rota do narcotráfico internacional – Universidade Federal da Integração Latino-Americana p.47, 2018. Disponível em:
ZAIA, S. L. - As Operações Ágata – Artigo publicado no dossiê 30 anos do Mercosul, Universidade federal do Paraná, Curitiba, Vol. 2, n.3, p.172, 2013. Disponível em:
Copyright (c) 2023 DECEx

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.