A utilização de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais de Artilharia
Resumo
A presente pesquisa trata da utilização de metodologias ativas de aprendizagem no curso de apefeiçoamento de oficiais de artilharia, campo de pesquisa inserido na área de Educação e na linha de pesquisa Currículo por Competências/Educação 4.0. Trata-se de um assunto relevante e que deve ser analisado amiúde, pois o curso ministrado na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) é um ponto de inflexão na carreira do militar da linha bélica, formando o planejador da guerra no nível tático. Tendo em vista a ênfase que o Exército Brasileiro confere ao preparo de seus profissionais diante de um cenário de atuação cada vez mais complexo, a reestruturação e a constante evolução nos métodos de ensino/aprendizagem são de fundamental importância. Com o objetivo de obter um conhecimento prévio mais concreto, foi procedida a análise da educação por competências, principalmente das metodologias ativas de aprendizagem, e do currículo do Curso de Artilharia da EsAO (C Art EsAO) para, posteriormente, estabelecer similaridades e possíveis implementações de modo a convergir as ideias. Feito isso, a pesquisa relacionou a teoria com os resultados obtidos através da opinião dos oficiais recém-formados pela EsAO e dos atuais alunos, tratando de sua formação e das metologias ativas identificadas no ano de instrução. Constatou-se, assim, de que maneira o curso de aperfeiçoamento de oficiais de artilharia utiliza as metodologias ativas de aprendizagem, visando desenvolver competências mais sólidas nos seus instruendos.
Downloads
Referências
BRASIL. Exército Brasileiro. T 21-250 MANUAL DO INSTRUTOR. Manual Técnico. 3ª edição. Brasília, 1997.
_______. Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa. Brasília: Jul 20. Disponível em: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/copy_of_estado-e-defesa/pnd_end_congresso_.pdf. Acesso em: 22/05/22.
CONCEIÇÃO, Josivan Mesquita. Pirâmide de aprendizagem: você sabe o que é e qual a sua proposta?. Plantar Educação: 24 Ago 2020. Disponível em:
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Vol. 14, Nº 1, pág 268-288, 2017.
ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS. Plano de disciplina: Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais de Artilharia. Rio de Janeiro, 2022.
EXÉRCITO BRASILEIRO. Implantação da Educação Por Competências na Formação de Oficiais da Linha de Ensino Bélica, Rio de Janeiro CEP/FDC, 2011.
__________. Plano Estratégico do Exército 2020-23. Estado-Maior do Exército: Dez 2019. Disponível em:
FERRARINI, Rosilei. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 52, p. 1-30, e- 15762, abr./jun. 2019. FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. Ed. atlas 3ª ed. São Paulo, 2006.
10
FLORA JR, Renato. Por quê, mesmo mudando tanto, resistimos tanto às mudanças?. Linkedin: maio de 2019. Disponível em:
FONSECA, S. M.; MATTAR NETO, J. A. Metodologias ativas aplicadas à educação a distância: revista educação à distância e práticas educativas comunicacionais e interculturais, v.17, n. 2, p. 185-197, 2017.
FORONDA, Eladio Pascual; DIAZ, Regino Echave. Mini Dicionário Larousse. Francês-Português/ Português-Francês - Conforme Nova Ortografia Capa comum – 1 janeiro 2009. Edição Português por Vários Autores (Autor). 2009. MACEDO, L. Competências e habilidades: Elementos para uma reflexão pedagógica. In: J. S. Moraes. (Org.). Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Fundamentação teórico-metodológica. Brasília: O Instituto (INEP/MEC), 2005.
MOMETTI, A. C. Novos tempos exigem novas posturas: o papel do professor na educação 4.0. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), 28 ago. 2020.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem profunda. In: MORAN, José; BACICH, Lilian (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
_________. Publicado em YAEGASHI, Solange e outros (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p.23-35.
MOSQUIM, João Carlos. O ser humano e a absorção de conhecimentos. 2013. Disponível em
Copyright (c) 2023 DECEx

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.