A UTILIZAÇÃO DO TELEFONE CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO 4.0 NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DE ARTILHARIA VANTAGENS E DESAFIOS
Resumo
O presente artigo trata sobre a utilização do telefone celular como ferramenta pedagógica no contexto da Educação 4.0 no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais de Artilharia, analisando suas vantagens e os desafios impostos pelo seu emprego. Nesse cenário, o objetivo dessa pesquisa é verificar se o aparelho apresenta-se como um instrumento eficaz no apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Para isso essa investigação desenvolveu-se por meio de uma consulta bibliográfica, aplicada e qualitativa, utilizando-se a técnica de coleta de dados da realidade presente: os Capitães Alunos do Curso de Artilharia da EsAO, sendo a aplicação de questionário o instrumento utilizado. Com a finalidade de destacar a validade do telefone celular como instrumento pedagógico, os questionários somam-se às publicações acerca do crescente emprego de ferramentas tecnológicas em meio à educação do Exército Brasileiro (EB). A abordagem permite definir a tendência da Educação 4.0, que oportuniza a evolução do processo ensino e aprendizagem, quando da utilização de meios tecnológicos dentro da sala de aula.
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