De Detecção de dispositivos explosivos improvisados: uma breve comparação entre detectores de metais portáteis e cães farejadores

Detecção de dispositivos explosivos improvisados: uma breve comparação entre detectores de metais portáteis e cães farejadores

  • Engenharia Cap Cupolillo Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais
Palavras-chave: Artefatos explosivos improvisados, terror, ameaças

Resumo

Este artigo teve por objetivo abordar, primeiramente, algumas evoluções do combate moderno, perpassando os novos tipos de ameaças evidenciadas nas mais recentes guerras e mostrar o novo terror instaurado pela incerteza destes artefatos improvisados perante aos combatentes e população assolada nesses conflitos. O foco deste artigo dar-se-á nos diversos crimes organizados dentro do Brasil e da América do Sul, o uso de explosivos, principalmente os Artefatos Explosivos Improvisados (AEI). Será citado a fim de exemplificação o uso de animais como o cão para auxílio da detecção destes artefatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SILVA, Hermes Leonardo Morais Faiolo. Organização e preparo de uma equipe de destruição e neutralização de artefatos explosivos a ser empregada em operações com características de conflitos irregulares assimétricos. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso- Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2012.
SALLES, Rodrigo Eschiletti Rodrigues. Sistemas avançados de detecção de dispositivos explosivos improvisados: detectores de metais portáteis e cães farejadores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso- Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2018.
DIAS, Wagner Fernandes. A importância das equipes de desativação de artefatos explosivos em operações de paz. 2011. 24 f. Dissertação - Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, Rio de Janeiro, 2011.
USA. Headquarters Department of the Army. FM 3-34 (FM 5-100): Engineer Operations. 1ª ed. Washington, DC, 2004. USA, Headquarters Department of the Army, FM 9-15 Explosive Ordnance Disposal Service and Unit Operations, 3ª ed. Washington, DC, 2010.
Publicado
2023-06-13
Como Citar
Cap Cupolillo, E. (2023). De Detecção de dispositivos explosivos improvisados: uma breve comparação entre detectores de metais portáteis e cães farejadores: Detecção de dispositivos explosivos improvisados: uma breve comparação entre detectores de metais portáteis e cães farejadores. Escola De Aperfeiçoamento De Oficiais - EsAO. Recuperado de http://projetomariotravassos.eb.mil.br/PMT-ESAO/article/view/9254
Seção
Artigos