A VIABILIDADE DE EMPREGO DOS ATUAIS SISTEMAS DE ARMAS DO EXÉRCITO BRASILEIRO NA DEFESA ANTIAÉREA DAS BRIGADAS DE INFANTARIA MECANIZADA.

  • Artilharia Cap Decol Esao
Palavras-chave: Brigada de Infantaria Mecanizada. Defesa Antiaérea. Sistema de Armas.

Resumo

Visando adequar-se aos modernos conflitos da era do conhecimento, ampliando a mobilidade e a elasticidade da Força, o Exército Brasileiro (EB) iniciou o processo de mecanização de suas Brigadas de Infantaria Motorizadas, equipando as tropas com a Viatura Blindada de Transporte de Tropa Média Sobre Rodas Guarani (VBTP-MSR 6X6 Guarani). Na busca por um armamento antiaéreo adequado para realizar a Defesa Antiaérea (DAAe) dessas Brigadas, o presente trabalho, por meio de uma pesquisa bibliográfica aplicada, apresenta uma análise dos Sistemas de Armas Antiaéreas de Baixa Altura (Sist A AAe Bx Altu) atualmente em uso no EB e nas principais tropas mecanizadas do Mundo. Na sequência, a pesquisa verifica quais desses sistemas se adequam às características da tropa mecanizada, sendo compatíveis para a realização da DAAe de uma Brigada de Infantaria Mecanizada (Bda Inf Mec). Na conclusão, as ideias expressas ao longo do trabalho permitem afirmar que os Sist A AAe Bx Altu atualmente em uso no EB não possuem compatibilidade de emprego com a Bda Inf Mec. Para tal, como solução viável ao problema apresentado, sugeriu-se a adaptação de um Sistema de Mísseis (Sist Msl) AAe de Bx Altu, integrado à plataforma da VBTP-MSR 6x6 Guarani para equipar as futuras Baterias Antiaéreas Mecanizadas (Bia AAAe Mec).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Departamento de Educação e Cultura do Exército. Manual de Ensino EB60-ME-23.016: Operação do Sistema Gepard. 1ª. ed. Rio de Janeiro, 2014.

_______. Departamento de Educação e Cultura do Exército. Manual Técnico EB 60-MT23.460: Operação Do Sistema De Mísseis RBS 70. 1ª. ed. Rio de Janeiro, 2015.

______. Escritório de Projetos do Exército. Portfólio Estratégico do Exército. Brasília. 2021.

______. Exército. C 44-62: Serviço da peça do míssil IGLA. 1. ed. Brasília, DF, 2000.

______ ______. EB70-MC-10.367: Brigada de Infantaria mecanizada. ed experimental. Brasília, DF, 2021a.

______ ______. EB10-P-01.007: Plano Estratégico do Exército 2020-2023. Brasília, DF, 2019

______ ______. 3ª Bia AAAe. Relatório da Apreciação Doutrinária de Utilização do Sistema de Mísseis Antiaéreos Telecomandados RBS 70 em conjunto com a VBTP MR 6x6 GUARANI. Três Lagoas, 09 de junho de 2021b.

BRAVIM, Gabriel Diogenes Toneto. Uma proposta de Sistema de Armas a ser empregado na VBTP-MSR Guarani para defesa antiaérea da Brigada de Cavalaria Mecanizada. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Operações Militares de Defesa Antiaérea e Defesa do Litoral) - Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, Rio de Janeiro, 2020.

DA COSTA, Milton Celestino. Míssil portátil antiaéreo RBS 70 e os diversos ambientes operacionais brasileiros - possibilidades e limitações. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Operações Militares de Defesa Antiaérea e Defesa do Litoral) - Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, Rio de Janeiro, 2020.

DA SILVA, Egberto Bezerra. A adequabilidade do emprego do Sistema Antiaéreo Gepard na Defesa Antiaérea da Brigada de Infantaria Mecanizada. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Aperfeiçoamento em Operações Militares) – Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2017.

DA SILVA, Herich Pimentel Paiva. Uma proposta de um sistema de DAAe para a viatura blindada sobre rodas Guarani com base no conceito Maneuver-Short Range Air Defense (M-SHORAD). .2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Aperfeiçoamento em Operações Militares) – Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2021.

DE PAIVA, Alexandre Duarte et al. Bateria de artilharia antiaérea mecanizada: uma proposta da 3ª bateria de artilharia antiaérea fruto da apreciação doutrinária realizada no exercício do terreno “Simulação viva FORPON/2021 4ª bda c mec”, Três Lagoas, 2021

FONSECA, Daniel Dos Reis Silva. Um estudo sobre bateria antiaérea orgânica de brigada de infantaria mecanizada. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Operações Militares de Defesa Antiaérea e Defesa do Litoral) - Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, Rio de Janeiro, 2019.

GIBKA-S, Self-Propelled Very Short-Range Air Defence (VSHORAD) System Disponível em: < https://www.army-technology.com/projects/gibka-s/>. Acesso em: 14 jun. 2022.

IM-SHORAD, AUSA 2019: GDLS Showcasing IM-SHORAD Prototype Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2022.

MSHORAD:SAAB. Disponível em: . Acesso em: 13 fev 2022
Publicado
2023-06-13
Como Citar
Cap Decol, A. (2023). A VIABILIDADE DE EMPREGO DOS ATUAIS SISTEMAS DE ARMAS DO EXÉRCITO BRASILEIRO NA DEFESA ANTIAÉREA DAS BRIGADAS DE INFANTARIA MECANIZADA. Escola De Aperfeiçoamento De Oficiais - EsAO. Recuperado de http://projetomariotravassos.eb.mil.br/PMT-ESAO/article/view/9240
Seção
Artigos