A conquista da opinião pública como forma de combate no século XXI

  • Engenharia Cap Coutinho ESAO
Palavras-chave: Guerra Híbrida, Opinião Pública, Dimensão informacional

Resumo

Adequar-se às novas características do campo de batalha é tão vital quanto foi em todos os momentos da história humana. As Forças Armadas devem buscar adaptar-se de forma a garantir que seu emprego e forma de atuar seja compatível com o Ambiente Operacional em que esteja inserida. E isso deve ser feito cada vez mais rápido, pois é assim que tais mudanças se apresentam na dimensão informacional. Conquistar a opinião pública interna e externa deixou de ser um item qualquer dentro do objetivo militar para se tornar vital na busca da vitória no campo de batalha. Essa é a principal característica no combate contra forças irregulares dentro do contexto de Guerra Híbrida. Deixar de lado isso é determinar a derrota militar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Exército. Comando de Operações Terrestres. Manual de Campanha Operações de Informação. EB70-MC-10.213. 2. ed. Brasília, 2019.
ROYAL, Benoît. A Guerra pela Opinião Pública. Rio de Janeiro: BIBLIEX, 2019.
MURRAY, W.; MANSOOR, P. Guerra Híbrida: A Verdadeira Face do Combate do Século XXI. Rio de Janeiro: BIBLIEX, 2020.
BLYTHE JR., W.; CALHOUN, L. Como Vencer a Disputa pela Influência. Revista Militar Review. Kansas: Army University Press, 1º Trimestre, p. 68-78, 2020.
Publicado
2023-06-13
Como Citar
Cap Coutinho, E. (2023). A conquista da opinião pública como forma de combate no século XXI. Escola De Aperfeiçoamento De Oficiais - EsAO. Recuperado de http://projetomariotravassos.eb.mil.br/PMT-ESAO/article/view/9171
Seção
Artigos