A importância do adestramento básico no aumento da capacidade de Pronta-Resposta de um Batalhão de Engenharia de Combate.

  • Engenharia Cap Braz EsAO
Palavras-chave: Defesa Civil; Logistc Support Bridge; e prontidão

Resumo

O apoio à Defesa Civil é uma atribuição subsidiária do Exército Brasileiro que tem crescido muito nas últimas décadas.  Os Batalhões de Engenharia de Combate são empregados com frequência para restabelecer o tráfego das regiões afetadas por desastres naturais. Portanto foi firmado uma parceria do Exército com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) por intermédio de um acordo de cooperação para a aquisição da Ponte de Apoio Logístico (Logistc Support Bridge). Através desse convênio firmado, foram adquiridas estas pontes provisórias emergenciais com o objetivo de garantir o tráfego emergencial nas rodovias federais e o aceso às áreas isoladas. Para atender este objetivo, as equipagens foram distribuídas por todo território Nacional em posições estratégicas ao longo das principais rodovias do País. Após a ocorrência de um desastre natural é notório que a velocidade de mobilização da tropa é um fator primordial para o sucesso da operação. Conforme a Doutrina Militar Terrestre os fatores determinantes para a geração das capacidades requeridas a uma Força com prontidão operativa são: doutrina, organização, adestramento, material, educação, pessoal e infraestruturas (DOAMEPI). Logo é possível concluir a importância da tropa que tem o encargo de atuar na Defesa Civil estar em permanente estado de prontidão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Exército. Estado Maior do Exército. EB20-C-07.001: Catálogo de Capacidades do Exército. Brasília, DF: EME, 2015.


BRASIL. Exército. Plano Estratégico Do Exército 2020-2023. EB10-P-01.007. Brasília, DF, 2020.


BRASIL. Exército. Comando de Operações Terrestres. Programa de Instrução Militar. EB70-P-11.001. Ed 2020/2021. Brasília, DF: COTER, 2019.


BRASIL. Exército. Comando de Operações Terrestres. Sistema De Instrução Militar Do Exército Brasileiro (SIMEB). Ed. 2019. Brasília, DF: COTER, 2019.


BRASIL. Exército. Comando de Operações Terrestres. Programa-Padrão de Instrução Qualificação do Cabo e do Soldado de Engenharia. PPQ 05/2. 3. ed. Brasília, DF: COTER, 2001.


BRASIL. Exército. Estado-Maior. Adestramento Básico nas Unidades de Engenharia de Combate (BE Cmb/DE). PPA ENG/1. ed. inicial. Brasília, DF: Estado-Maior do Exército, 1982.


MABEY BRIDGE LTDA. Ponte de Painel Super Compact 200. Referência de Publicação: S01893 - 500 (Ponto 2)


MABEY. Ponte de Apoio Logístico da Mabey. Disponível em: . Acesso em: 23 jan 2022.


MABEY. Bridging the World, Mabey Bridge. Disponível em: . Acesso em: 23 jan 2022.


PAOLI, Paulo Cesar de. Manual do Pantoneiro. 2009


PAOLI, Paulo Cesar de. Emprego de Pontes Fixas em Defesa Civil.


EXÉRCITO BRASILEIRO COMEÇA A RECEBER NOVO LOTE DE PONTES LOGISTIC SUPPORT BRIDGE. Disponível em: . Acesso em: 11/06/2022


SECRETARIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL. Disponível em: . Acesso em: 12/07/2022
Publicado
2023-06-13
Como Citar
Cap Braz, E. (2023). A importância do adestramento básico no aumento da capacidade de Pronta-Resposta de um Batalhão de Engenharia de Combate. Escola De Aperfeiçoamento De Oficiais - EsAO. Recuperado de http://projetomariotravassos.eb.mil.br/PMT-ESAO/article/view/9103
Seção
Artigos